A “Tecnologie Urbane”, empresa italiana de design industrial e ambiental, é pioneira na criação de um novo conceito de bicicletas e promete reduzir a poluição nas cidades europeias.

A Bike Intermodal pesa 7,5 quilos e tem como objetivo principal incentivar as pessoas a deslocarem-se de velocípede, tornando, assim, as cidades mais ecológicas.

Este facto é possível, uma vez que a bicicleta pode ser facilmente tranportada numa mala de 50 centímetros x 40 centímetros x 15 centímetros e evita roubos. Além disso, todas as peças que compõem o veículo são recicláveis, o que permite a sua reutilização.

Os números

Todos os anos são produzidos 135 milhões de bicicletas e apenas 2% são dobráveis. Segundo a Federação Europeia de Ciclismo, apenas 2% dos portugueses usam bicicleta como meio de transporte, que contrasta com os 31% dos holandeses.

“Com este veículo, combinamos as melhores práticas de design, produção e montagem. O uso dos materiais de ponta possibilitou o fabrico de um motor extremamente compacto, leve e atrativo, que se adapta facilmente às necessidades da vida urbana. Esperamos convencer não só os fãs de bicicletas, como também incentivar aqueles que eram relutantes e que podem agora experimentar a liberdade que estes veículos oferecem”, refere Alessandro Belli, parceiro do projeto.

Este projeto, financiado pela Comissão Europeia, recebeu cerca de um milhão e meio de euros para a investigação e investimento em futura comercialização. A “Tecnologie Urbane” está agora em negociação com investidores da indústria automóvel para levar o protótipo ao mercado.

Haverá três versões da Bike Intermodal: a minimalista, com o custo de 500 euros, a versão sem motor, que poderá custar cerca de 800 euros e, com motor, 1.300 euros.