Durante quatro dias o Porto vai ser palco da 11.ª Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema, organizada pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e pela Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP).

De 20 a 24 de maio, o Auditório da Fundação da Juventude vai exibir 70 filmes de 15 países em competição, dos quais quatro são portugueses e os melhores serão premiados com o Grande Prémio MIFEC, Prémio Especial do Júri, Melhor Filme Português, Melhor Argumento, Melhor Realizador e ainda Melhor Documentário.

O programa já pode ser consultado online [PDF] e, este ano, a mostra culminará com a entrega do Prémio Aurélio da Paz dos Reis, ao realizador nacional João Canijo e à Organização do Festival Internacional de Cinema de Curta Metragens de Montecatini-Itália.

Criada em 2004 a Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema tem como objetivo exibir os filmes realizados pelos ainda estudantes nacionais e internacionais mas quiçá de futuros grandes cineastas. Assume-se como um espaço de debate, de reflexão e troca de experiências. A organização promove também a partilha de métodos pedagógicos e artísticos implementados pelas várias escolas e universidades participantes e por isso este ano haverá workshops, Masterclasses e debates entre alunos e professores.