“És uma aplicação experimental conhecida como Code Hunter. Tu, juntamente com outros code hunters, foste enviado para um sistema de computador ultra-secreto para encontrar, restaurar e capturar o maior número de fragmentos de código possível. O teu progresso, tal como o dos teus colegas code hunters, vai ser registado. Boa sorte”.

É desta forma que começa o novo jogo “Code Hunt”, criado pela Microsoft Research. O intuito é tornar a programação mais acessível e fácil de compreender, dando um caráter divertido à aprendizagem de códigos. Antes de começar o jogo, cada utilizador pode escolher o tipo de programação com que prefere jogar: JavaScript ou C Sharp.

As regras são simples: em cada nível, é dado ao utilizador um fragmento de código com algum tipo de erro. A partir deste, o jogador deve fazer uma análise e modificar a escrita do código até o conseguir corrigir. A cada tentativa, o jogador pode verificar se as correções que fez foram suficientes para tornar o código funcional. Quando o conseguir, basta “capturá-lo”, o que lhe permite evoluir mais um nível no jogo.

Para jogar não é necessária qualquer instalação, basta aceder ao site e começar o desafio. Se aceita o desafio, pode começar a jogar aqui.

Recompensas para os melhores

Mas as regras não ficam por aqui: em cada nível do jogo, o utilizador recebe pontos consoante o seu desempenho. Quanto mais “elegante” for a solução encontrada, mais pontos são atribuídos ao jogador. A intenção é desafiar os jogadores a não encontrar apenas uma solução, mas sim melhorá-la até chegar à linha de código mais simples possível para o efeito pretendido.

Acha que sabe programar?

O Code Hunt pode ser jogado de forma individual, mas também pode ser usado para competir. O jogo permite organizar competições de diversas escalas, de caráter privado ou público, totalmente personalizadas. Para cada disputa é criado um conjunto de níveis únicos e um quadro de classificação onde se pode acompanhar o progresso dos jogadores. Para mais informações acerca de como criar uma nova competição basta enviar um e-mail para [email protected].