O Festival 4500-Espinho é o primeiro evento musical a contar apenas com a participação de artistas do concelho. Desenvolvido pela Associação Cívica de Espinho (ACIVE), o festival vai ter cerca de 250 executantes, 20 voluntários e 18 palcos espalhados pelas cinco freguesias, dos locais mais emblemáticos aos mais improváveis.

“Vamos ter 250 executantes de diferentes áreas, desde o fado à música clássica e ao hip-hop“, revela Pedro Costa, porta-voz da organização. “São todos artistas de Espinho, bandas locais ou pessoas com uma ligação forte à cidade, e só não temos mais espetáculos por questões logísticas, já que o concelho tem muito mais oferta do que a que se vai ver no festival”, garante.

Quase tudo gratuito

Salvo algumas exceções, todas as atividades e performances do 4500-Espinho são gratuitas. Por isso mesmo, nem só de concertos o festival é feito. Haverá um workshop musical para crianças, sobre instrumentos reciclados. Os alunos do ensino secundário vão ter também a oportunidade de aprender a cobrir um evento musical e vão haver “algumas surpresas”, que se destinam a garantir aos concertos maior dinâmica e a proporcionar aos espectadores um envolvimento ativo nas atuações.

Para além da Orquestra Clássica de Espinho, muitas outras bandas vão dar música ao evento, como os Imagina, The Sunflowers, Jackie Lunchburg e Youth Fyah Sound.

Foi sobretudo a necessidade de promover os artistas e locais emblemáticos do concelho que levou à realização da primeira edição do festival. E, por isso mesmo, o 4500-Espinho promete ser um evento regular, apesar de que a periodicidade “ainda não está definida”, segundo Pedro Costa. Tudo vai depender da recetividade registada pelo público nesta primeira edição.