Segundo José Marques dos Santos, reiitor da Universidade do Porto (UP) ainda em atividade, do total das empresas incubadas no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), 20 já se autonomizaram. O anúncio foi feito na abertura da reunião bienal da RedEmpreendia, uma rede universitária ibero-americana.

O UPTEC tem por base a partilha de serviços e a proximidade dos centros de conhecimento da UP. Divide-se em quatro pólos – o Polo Tecnológico, o Polo das Indústrias Criativas, o Polo de Biotecnologia e o Polo do Mar – e concentra um conjunto de empresas nacionais e internacionais em torno da Universidade do Porto.

Da incubação de empresas faz parte a recentemente premiada FAHR 021.3, o Claan, a WIT-Software ou a Card Mobili, por exemplo.

O processo de incubação está dividido em três fases: pré incubação, incubação, e internacionalização. Antes disso, a empresa precisa de passar numa fase de admissão. A candidatura ao UPTEC “pressupõe a apresentação de uma ideia de negócio inovadora, de base tecnológica, científica ou criativa, apoiada por uma equipa que demonstre ser capaz de executar o projeto”. Mais informações sobre o processo de admissão podem ser vistas aqui.