A música “Happy“, de Pharrell Williams, é um dos grandes êxitos do ano, com mais de 250 milhões de visualizações no vídeo oficial do Youtube e uma nomeação para Óscar de melhor música original.

Após o lançamento da música, muitos vídeos de pessoas de todo o mundo a dançar ao som de “Happy” foram carregados para o YouTube. Um deles tornou-se viral, com seis jovens iranianos – três homens e três mulheres – a dançarem.

O Irão é um país com leis muito fechadas, no que toca ao que pode ser exibido online e na televisão e, além disso, dançar é um dos atos não permitidos. Acrescido a isto, naquele país – como em muitos dos países árabes -, as mulheres são obrigadas a andar tapadas em público, algo que não se verifica no vídeo em questão.

Por estes motivos, os jovens foram identificados e detidos, sendo depois obrigados a pedir desculpa pelo seu comportamento na televisão pública. O chefe da polícia de Teerão declarou à agência noticiosa iraniana ISNA, que este “foi um vídeo que feriu a castidade pública”.

Os jovens já foram libertados.