José Manuel Coelho, Partido Trabalhista Português (PTP): “Organizar lutas na União Europeia para pedir fundos para reabilitar o parque urbano”

José Manuel Coelho é uma cara conhecida da política portuguesa, depois de se ter candidatado a Presidente da República, em 2011, depois de ter sido deputado na Assembleia Regional da Madeira, pelo PND, tendo sido eleito para o cargo em 2007, antes de se mudar para o PTP, em 2011. É o cabeça-de-lista do partido às europeias e, ao JPN, defendeu a realização de um estudo para “não empurrar os jovens para cursos que não têm saída de emprego”.

A principal bandeira do PTP para as eleições de domingo é “impedir a evasão fiscal dos grandes capitalistas das grandes empresas para os paraísos fiscais”, algo que José Manuel Coelho considera ser “concorrência desleal”, já que as pequenas e médias empresas “pagam os impostos, não podem fugir a nada”.

Paulo Casaca, Partido Democrático do Atlântico (PDA): “É fundamental fazer uma revisão do Tratado de Maastricht”

Paulo Casaca encabeça a lista do Partido Democrático do Atlântico às eleições de domingo, tendo já sido eurodeputado entre 1999 e 2009, pelo Partido Socialista, além de em 2010 ter sido candidato à presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada em 2010.

O cabeça-de-lista do PDA defende “uma reforma profunda do sistema bancário”, principalmente no que toca ao Banco Central Europeu, que “deve ter o emprego e o crescimento como objetivos centrais da política económica e monetária, algo que não acontece”.

“As necessidades políticas são três: o emprego, o emprego, o emprego”, disse ao JPN Paulo Casaca, que realçou a forma esquecida como “como os partidos trataram a agricultura e o desenvolvimento rural”, partidos que “não propõem qualquer alternativa”.

Nuno Correia da Silva, Partido Popular Monárquico (PPM): “Houve uma má adaptação do processo de Bolonha”

Nuno Correia da Silva é o cabeça-de-lista da candidatura monárquica ao sufrágio de domingo, e defende uma reformulação do Ensino Superior, “de forma a que os estudantes possam voltar a ter vida académica, possam voltar a ter uma aprendizagem horizontal e não apenas vertical”.

A candidatura de Nuno Correia da Silva defende “a criação de um fundo de reestruturação das dívidas das famílias, que permitiria às pessoas que estão endividadas tornar alguns financiamentos, que hoje têm taxas muito altas, a prazos mais largos, com prestações mais baixas, o que permitiria duplicar o rendimento que têm, pagando as dívidas mas com menos peso e num prazo mais longo”.

Além da questão do endividamento, os monárquicos realçam a importância “da criação de um fundo de financiamento mútuo entre os estados”, que sirva para ajudar os estados com mais dificuldades.

Humberto Nuno de Oliveira, Partido Nacional Renovador: “Esta Europa aproxima-se de uma coisa potencialmente castradora da liberdade dos estado individuais”

Humberto Nuno de Oliveira é o cabeça-de-lista do Partido Nacional Renovador às europeias, e defende “um Estado que esteja orgulhoso de o ser e que possa determinar e decidir as suas políticas”.

“Nós dizemos que aquela ideia da Europa inicial, da CEE, da circulação livre de pessoas e de bens, era uma ideia aproveitável. A verdade é que se evoluiu para uma coisa que subordina os Estados, e isso também acontece na educação”, explicou ao JPN o cabeça-de-lista, para quem a saída do euro é uma questão “fundamental e prioritária”.

“Desde a nossa entrada no euro, toda a nossa produção foi desmantelada, o país conhece hoje uma situação de grande dificuldade em termos da sua estrutura económica e financeira”, afirmou Humberto Nuno de Oliveira.

Orlando Figueiredo, Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN):”A reestruturação da dívida só resolve metade do problema”

Orlando Figueiredo encabeça a lista do PAN às europeias e quer propor no Parlamento Europeu “um conjunto de propostas de reforma de algumas das instituições europeias, nomeadamente a reforma do sistema bancário, que visa democratizar a produção de dinheiro e retirar esse poder da banca,além da atribuição do Rendimento Básico Incondicional a todos os cidadãos europeus, independentemente da condição”.

Quanto às políticas afetas aos animais e à natureza, Orlando Figueiredo propõe a criação de um “estatuto jurídico para o animal a nível europeu”, além da “criação de uma Carta Europeia pelos direitos dos Animais e da Natureza e a criação, em paralelo, de um Tribunal Europeu pelos direitos dos Animais e da Natureza”.

“A grande tragédia nas políticas de educação na União Europeia é não existirem”, diz o cabeça-de-lista do PAN, que defende a promoção “da perceção de interdependência do ser humano, o ecossistema global e os ecossistemas em que está inserido” nas escolas, além de notar um condicionamento do ensino superior “para a produção de técnicos”, algo que queria “ver alterado”.

Acácio Valente, Movimento Portugal Pró Vida (PPV): “Exigimos a criação de um Ministério da Família, para fomentar e promover o projeto familiar”

A família é a principal bandeira de Acácio Valente, cabeça-de-lista do PPV, que defende que a Europa atravessa uma “crise de valores”, já que hoje em dia “viver honestamente custa muito”. “O que nos diferencia dos outros é que somos um partido fundamentado, enraizado geneticamente nos valores”, diz Acácio Valente, valores que “dêem um sentido de vida às pessoas” através da educação.