Aquela que é a nova plataforma de concursos de arquitetura surgiu pelas mãos de Fernando Couto, estudante da Universidade de Coimbra, e de Kevin Paiva e Helena Queirós, arquitetos recém-formados pela Universidade Lusíada do Porto. O objetivo da Award World Architecture Ideas Competition é promover projetos que possam melhorar diferentes espaços do país.

A ideia de criarem os próprios concursos surgiu numa altura em que os três jovens já tinham participado em vários competições internacionais. Ao JPN, Fernando Couto explica que a AWA pretende não só chegar a novas ideias que resolvam problemas locais, mas também “enriquecer o portefólio, colocar as pessoas no mundo do trabalho e facilitar a criação de emprego” para estudantes e jovens arquitetos.

Ainda não existe data para a primeira competição da AWA, mas Fernando Couto explica que têm “o objetivo de lançar o primeiro concurso a meio de julho”. Para já, continuam à procura de apoios e patrocínios para poderem premiar ou mesmo pôr em prática as ideias vencedoras.

O projeto, que começou a ser divulgado em abril deste ano, conta já com algumas parcerias. “Temos o apoio da Universidade Lusíada do Porto e da Universidade do Minho e estamos a entrar em negociações com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e com o Departamento de Arquitetura de Coimbra“, conta o estudante de arquitetura.

As competições da AWA vão procurar “propostas arquitetónicas que tragam riqueza e resolvam vários problemas na sociedade local”. Fernando, Helena e Kevin pretendem conseguir o apoio de Câmaras Municipais, para que os projetos vencedores possam ser aplicados nos respetivos locais.

As competições da Award World Competition vão incidir sobre Portugal, mas aceitarão submissões nacionais e internacionais. Os participantes poderão ser estudantes de arquitetura ou jovens arquitetos recentemente formados.