A ideia nasceu há sensivelmente um ano mas só este mês o Tradiio deu o seu primeiro acorde na web. Álvaro Nogueiras, CEO da plataforma, aponta como objetivos principais dar a conhecer novos artistas, usando a mecânica de um jogo.

Como? Colocando os ouvintes, ou Investidores, a competir entre si por pontos e lugares no ranking. Ao inscreverem-se, recebem automaticamente cinco mil moedas virtuais, que podem investir em mais de 400 artistas e 1500 músicas. À medida que as músicas vão ganhando ou perdendo popularidade, também os jogadores vão somando pontos e moedas, ganhando reputação.

Álvaro explica que a plataforma funciona como uma espécie de “bolsa de música”, em que o valor das músicas sobe e desce de acordo com o volume e diversidade dos investimentos feitos. Até às 15h de dia 29, tanto artistas como jogadores habilitam-se a ganhar prémios variados, se se encontrarem entre os mais populares. No momento em que terminar a versão Beta, estarão encontrados os vencedores.

Os dez artistas que maior destaque tiverem terão direito a prémios como atuações em festivais, passagens na rádio, horas de estúdio e apoio à promoção. Já os investidores, ou jogadores, que constarem nos lugares cimeiros da tabela, podem receber bilhetes para festivais, ter acesso a concertos exclusivos e até conhecer os artistas que seguem.

Apesar do projeto ter procurado incentivar, acima de tudo, a entrada de artistas portugueses no Tradiio, através de algumas produtoras independentes nacionais, hoje podem já encontrar-se artistas de fora nas longas listas musicais.

Após dia 29, a plataforma sofrerá alguns ajustes mas manter-se-á gratuita, diz o CEO do Tradiio. Nos próximos tempos, estará disponível também em inglês e, no final do ano, será lançada no Reino Unido.