O Facebook mudou as suas definições de privacidade para que os conteúdos do utilizador sejam visíveis apenas à audiência pretendida pelo próprio. Para isso, a rede social criou um dinossauro azul, que avisa os utilizadores que criarem agora uma nova conta, que a primeira mensagem partilhada será visível, por defeito, apenas para amigos.

Para quem já possui uma conta no Facebook, o dinossauro azul pede para fazer um check-up regular à privacidade da conta. O objetivo é alertar os utilizadores de que têm a opção de escolher com quem querem partilhar os seus conteúdos: com o público em geral ou só com amigos. Estas alterações podem ser feitas de imediato ou mais tarde, através da gestão de definições gerais da conta.

Nas próximas semanas, esta ferramenta “nova e alargada para rever a privacidade” dos utilizadores vai entrar em funcionamento. Para além do dinossauro perguntar quem pode ver as informações partilhadas, vai também prevenir o utilizador para rever as aplicações que usa e, consequentemente, que informações no seu perfil quer manter privadas.

Quanto à escolha de um dinossauro para ser a nova mascote do Facebook, a equipa de privacidade afirmou que “analisou algumas personagens diferentes, viu o dinossauro, e apenas pensou que ele era o mais amigável e a melhor opção”. “Quando o experimentamos vimos alguns ótimos resultados e demos-lhe as boas-vindas à equipa”, revelam.