A premissa da 5by, uma app personalizável, é simples: às vezes estamos entediados, temos cinco, dez minutos para “matar”, mas não sabemos bem o que fazer. Ver um vídeo? Pode ser, mas qual? Que categoria? Qual tema, onde procurar? É para essas situações que a 5by existe.

A 5by é uma aplicação desenvolvida para iOS e Android, que se propõe a preencher esses tempos livres com vídeos de fácil acesso, procurados pelo motor de busca personalizado com os interesses do utilizador, disposição e altura do dia da procura.

O motor de busca também tem incluído situações específicas de procura dos vídeos, como a possibilidade de procura “on the John”, ou seja, no quarto de banho, no trânsito ou durante uma pausa do estudo. Também permite uma procura por duração do vídeo e encontra desde montagens de fails ou vídeos cómicos a clips sobre filosofia contemporânea.

A aplicação foi desenvolvida pelos mesmos criadores da StumbleUpon, uma app semelhante que descobre sites e conteúdos na Internet “interessantes”, de acordo com as preferências do utilizador. Desta forma, percebe-se que o conceito da 5by está testado e com selo de qualidade. A comprovar isso mesmo está a distinção dos Webby Awards para “Best Entertainment App – Handheld Device”.

A 5by está disponível para download gratuito através da iOS App Store ou da Google Play Store.