Cerca de 40 mil portugueses confirmam que a Delta é a marca portuguesa com melhor reputação, com uma pontuação de 85,73, antecedida pela Google com 86,31 num máximo de 100. No estudo RepTrak Pulse2014 do Reputation Institute, as empresas e marcas nacionais lideram as preferências no setor da banca (Caixa Geral de Depósitos), energia (Galp), restauração (H3), transporte aéreo (TAP), media (RFM) e de higiene pessoal (Renova).

Marcas confiáveis em Portugal

1. Google

2. Delta

3. Nestlé

4. Danone

5. Renova

6. Microsoft

7. Sumol Compal

8. LUSO

9. Vista Alegre

10. RFM

Em comunicado, Pedro Tavares, representante português do Reputation Institute explica que com o aproximar do “fim da intervenção externa, a confiança dos inquiridos aumentou e esse fator refletiu-se nos resultados deste ano”. “A crise fez com que as marcas apostassem mais no produto e no serviço prestado aos clientes, na inovação e na cidadania empresarial”, explica.

O estudo indica um aumento da reputação média das marcas nacionais pela primeira vez em dois anos. Numa escala de 100, as marcas apresentam um nível de 66,46 pontos.

O estudo que avalia todos os anos “a confiança, a estima, admiração e respeito” da opinião pública, contou com um universo de mais 170 empresas e marcas existentes em Portugal. Mais de 40 países participaram também na investigação, atingindo um total de 240 mil consumidores e 5500 empresas.