Já alguma vez precisou de algo a meio da noite? Talvez não consiga dormir, talvez tenha acabado de chegar do trabalho, talvez esteja a fazer uma direta para o exame do dia seguinte. Foi para responder a esta necessidade que nasceram a “Fora d’Horas” e a “E Agora?”, duas lojas que funcionam quando todas as outras estão fechadas.

A “Fora d’Horas” foi criada em 2009 por Pedro Ribeiro. O conceito nasceu “de uma necessidade pessoal. Durante a noite havia uma grande falta de oferta a este nível. E apercebi-me que combinar uma resposta a este problema com as entregas ao domicílio podia ser muito vantajoso”, explicou. Na “Fora d’Horas” as encomendas podem ser feitas por telefone ou online, e entregam apenas no Porto.

O horário de entregas é das 20h às 04h, e aos fins de semana entre as 12h e as 15h. No catálogo online da loja pode-se encontrar desde produtos alimentares, de mercearia e refeições preparadas, a produtos para bebés ou animais. Os mais vendidos, porém, são os produtos alimentares e as bebidas. Apesar de preferir não revelar quantas entregas faz por noite, Pedro Ribeiro, garante: “Se abrimos em 2009 e continuamos abertos em 2014, é porque o negócio tem pernas para andar”.

Oferta está a aumentar

A “E Agora?” nasceu pela mão de seis estudantes da Faculdade de Engenharia da UP. Rui Dourado, um dos fundadores, conta que foi numa noite em que estavam a estudar que surgiu a vontade de “comer qualquer coisa”. Vontade que ficou por satisfazer, dado que na altura estava tudo fechado. Assim nasceu a “E Agora?”. Depois de fazerem um estudo de mercado e verificarem que esta é uma necessidade real, decidiram avançar com a ideia.

A “E Agora?” está em atividade há pouco mais de um mês, e apesar de admitir que ainda é cedo para fazer balanços, Rui conta que a “afluência tem sido razoável”. Os clientes vão de jovens estudantes a pessoas de 40 ou 50 anos. “O público-alvo são aqueles que são ativos durante a noite, independentemente da idade”, conta Rui.

As entregas são das 22h às 4h, e abrangem a área do grande Porto. “Em média recebemos duas encomendas por noite, mas as sextas, fins de semana, vésperas de feriados são os picos mais altos”, diz Rui. A loja, cujo catálogo pode ser consultado online, aposta sobretudo em produtos alimentares e bebidas alcoólicas, que, como na “Fora d’Horas”, são também os produtos mais requisitados. “Para já, temos algumas parcerias e acordos, mas os produtos menos populares compramos a retalho”, diz Rui.