O festival já dura desde 1996 e regressa ao Teatro Nacional de São João (TNSJ) no dia 30 de maio, depois de cinco anos desde a última edição. O ciclo arranca às 21h30 com o espetáculo “Sem um Tu Não Pode Haver um Eu”, coreografado e interpretado por Paulo Ribeiro.

No dia seguinte, a celebrar 20 anos de carreira, Leonor Keil interpreta duas peças distintas de duas coreógrafas com quem nunca tinha trabalhado. A convite da Companhia Paulo Ribeiro, a bailarina volta a estar sozinha em palco com “Como é que eu vou fazer isto?”, de Tânia Carvalho, e “Bits & Pieces”, de Olga Roriz.

No fim-de-semana seguinte, entre 5 e 7 de junho, o Dancem! continua, com “Landing”, de Né Barros, e “Fica no Singelo”, de Clara Andermatt.

“Landing” vai estar no teatro Carlos Alberto e é “o registo do impacto de uma queda. Né Barros e os seus onze bailarinos caem em si, mas levantam-se para construir um lugar, uma memória, uma história.”

Já “Fica no Singelo” foi muito bem acolhido pelo público e pela crítica. Clara Andermatt trabalha o património tradicional português e recorre à riqueza do passado transmitida através do folclore e dos bailes populares.

Proporcionar aos portugueses “meios para fazer vingar as suas criações”

A aposta deste ano em artistas e coreógrafos portugueses deve-se sobretudo ao “desejo de congregar os meios e orçamentos que temos para apoiar as companhias portuguesas”. “Em vez de nos dispersarmos por outras aventuras porque não congregarmos esforços para que os portugueses tenham meios para fazer vingar as suas criações”. diz Nuno Carinhas, diretor artístico do Teatro Nacional de S. João

O Dancem! termina no dia 7 de junho com a segunda apresentação de “Fica no Singelo” que vai acabar com o “Baile” onde o público é convidado a subir ao palco e experimentar algumas das danças que inspiraram a peça.

Nesta edição, o ciclo Dancem! está inserido na programação do FITEI, Festival Internacional de Teatro e Expressão Ibérica. Os bilhetes variam entre 10 e 16 euros.

Em jeito de antecipação, uma centena de bailarinos do Balleteatro participou hoje num flash mob em frente à estação da Trindade para promover o ciclo Dancem! e mostrar que a dança está acessível a todos. “Isto é uma forma de interferir no quotidiano das pessoas, do viajantes e chamá-los a atenção. Há outras meios de intervenção, só que este é mais dinâmico e mais interventivo”, explica Nuno Carinhas.