Um sistema que permite a quem viaja avançar pelo aeroporto sem burocracia ou filas de espera: é esta a premissa da nova tecnologia criada pela empresa portuguesa Vision-Box, que aposta num novo modelo onde os documentos em papel se tornam quase desnecessários.

O novo sistema de eGates aplica a ciência biométrica para facilitar a viagem de um passageiro pelo aeroporto. Através de reconhecimento facial, de íris e de impressão digital, o passageiro deixa de ter de apresentar documentação a cada passo, podendo passar por todos os controlos olhando apenas para uma câmara.

O processo é simples: ao chegar ao aeroporto, um passageiro dirige-se a um posto de controlo onde é verificado o seu passaporte e recolhidos os dados biométricos necessários. Após este momento, os dados recolhidos são armazenados no sistema e permitem ao viajante passar pelos postos de segurança sem necessidade de apresentar quaisquer documentos. Os objetivos desta inovação passam por evitar filas de espera e tornar um passageiro totalmente autónomo, com total controlo do seu percurso pelo aeroporto.

A tecnologia fora da caixa já tem sucesso fora do país

A inovação já está presente em mais de trinta aeroportos internacionais e tem em vista uma expansão contínua nos próximos anos. Reino Unido, Finlândia, Noruega, Brasil e Venezuela são apenas alguns dos países onde a Vision-Box já instalou o sistema de embarque automático. Por cá, a tecnologia já se encontra no aeroporto de Lisboa.

A Vision-Box tem tido reconhecimento a nível mundial e foi a única empresa do mundo a ser selecionada para apresentar os seus projetos na prestigiada mostra tecnológica de Aruba, que teve lugar no dia 16 de maio.