Tanto Porto como Lisboa são cidades que surgem constantemente em rankings de cidades para visitar. Desta vez, a avaliação é diferente. O índice “Cities in Motion 2014”, da IESE Business School (Universidade de Navarra, Espanha), mediu a sustentabilidade, o desenvolvimento, a qualidade de vida e a igualdade entre os cidadãos de 135 cidades.

O índice tem como objetivo analisar a evolução e o comportamento da cidade, através de 50 indicadores, divididos em dez dimensões: governação, gestão pública, coesão social, transportes, capital humano, economia, meio ambiente, transportes, ordenamento do território e alcance internacional.

O Porto surge exatamente a meio da lista, em 67.º lugar. Na tabela da cidade, estaca-se como ponto forte o capital humano (em 14.º lugar), e como ponto mais fraco a coesão social (em 82.º lugar).

Lisboa surge 12 lugares abaixo, em 79.º lugar. Na tabela, a cidade está em 9.º lugar a nível do ordenamento do território, o ponto mais forte de Lisboa, segundo o ranking. Já a coesão social é o ponto mais fraco da cidade (100.º lugar).

Tóquio, Londres e Nova Iorque são as cidades no pódio do índice da IESE Business School. No top 20 das melhores cidades do mundo, 10 são europeias, seis americanas, três ficam na Ásia e uma na Oceania.