Inês Vilarinho Reis tem 16 anos e sofre de um tumor raro (carcinoma mioepitelial), resistente a químicos. A jovem está a ser tratada na Alemanha, mas precisa de dinheiro para continuar os tratamentos médicos que está a fazer numa clínica em Duderstadt. Para a ajudar, a associação de pais da escola onde estuda organizou um jantar para angariar fundos. Até ao momento estão inscritas mais de cem pessoas.

A iniciativa partiu, em específico, da Associação de Pais da Escola Clara de Resende. Helena Tavares, presidente do grupo, conta ao JPN que Inês já fez seis ciclos do tratamento de imunoterapia com células dendríticas, que tem como objetivo ativar o sistema imunitário para combater o cancro.

“No início, os médicos falaram em quatro sessões, mas o tumor resiste e não se sabe quantas vai precisar. A família da Inês é uma família normal, a mãe é enfermeira, mas não consegue suportar os custos do tratamento e das deslocações, que chegam aos sete mil euros por mês”, diz. “Só a vacina de que precisa ronda os cinco mil euros”, acrescenta.

Chefs vão preparar jantar

Os chefes que vão estar presentes no jantar solidário são: António José Vieira (Restaurante BH), Camilo Jaña (Restaurante Cafeína), Elísio Bernardes (Restaurante Clérigos), João Pupo Lameiras (Restaurante LSD), Manuel Almeida (Restaurante Bacalhoeiro), Nuno Inverneiro (Restaurante Baixa Burger), Pedro Sequeira (Restaurante Astória) e Sara Oliveira (Prochef Agency).

Inês Raio de Luz“, como é conhecida, tem vindo a receber ajudas monetárias através de doações anónimas e de fundos angariados em várias iniciativas solidárias, mas enquanto não vencer a doença continua a precisar de apoio.

O Hotel InterContinental do Porto ofereceu-se para ser o anfitrião do jantar, que decorre nesta sexta-feira, 30 de maio, às 20h30. O jantar será preparado por oito chefs de cozinha (ver caixa), que ofereceram o seu trabalho para ajudar Inês. A preparação do menu será dividida entre os profissionais e cada par será responsável por um prato.

Além dos chefs, várias empresas doaram produtos e serviços – desde vinhos e cafés ao entretenimento -, de modo a que a organização do jantar não tivesse custos.
O preço é de 35 euros por pessoa e as inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected].