Cabeleireiros, pintores e jardineiros são algumas das profissões colocadas à prova até dia 30 de maio, no Instituto de Emprego e Formação Profissional, no Porto (IEFP).

Com o intuito de sensibilizar o público para a importância da formação profissional, o Campeonato Nacional das Profissões espera receber 10 mil visitantes, entre os quais estudantes que podem ser aconselhados e receber orientação vocacional.

Para além das provas, o evento conta ainda com alguns seminários que procuram debater a educação, a formação, o emprego e a evolução tecnológica.Os vencedores portugueses representarão Portugal no EuroSkills – Campeonato Europeu das Profissões em outubro.

Os vencedores do campeonato europeu encontram-se em São Paulo para o World Skills em agosto de 2015.