Esta Quinta de Leitura começou por uma breve homenagem a Vasco Graça Moura, com um vídeo do próprio a declamar poesia numa Quinta de Leitura em março de 2012.

A bailarina Mafalda Deville foi a primeira a pisar o palco, com a apresentação de DEPARTURE, um espetáculo de movimentos ousados. A poesia veio depois, com os três atores convidados para a recitar e as cinco personalidades sentadas “à conversa”. Teresa Coutinho leu primeiro “Os passeios”, Pedro Campos dos Reis “Inventário” e Pedro Lamares uma tradução de um texto de Leonard Cohen.

Com o mote “A poesia é uma arma carregada de futuro”, a “queima-roupa”, como lhe chamou o moderador Carlos Vaz Marques, deu-se entre Paulo Cunha e Silva, vereador da cultura da Câmara Municipal do Porto, Ana Drago, ex-deputada e investigadora universitária, Mário Zambujal, jornalista e escritor, Maria do Rosário Pedreira, escritora e editora, e Adolfo Luxúria Canibal, mentor do projeto musical Mão Morta.

Ao longo da noite, as luzes focaram-se por duas vezes na violinista Ianina Khmelik e por uma, ao som de Led Zeppelin, em Anna, modelo cujo corpo foi pintado por Kikas com a colaboração de Aires.

A noite foi ilustrada por Alex Gozblau e terminou com a voz da fadista Raquel Tavares, acompanhada por Edu Miranda no violão, a ecoar no Grande Auditório, ora em português de Portugal ora com sotaque brasileiro.