O festival da cidade do Porto arranca esta quinta-feira com nomes como Caetano Veloso e Kendrick Lamar, mas não é só a música a atração do Primavera Sound. Durante todo o festival a abertura das portas está marcada para as 16h e várias tasquinhas e lojas estão presentes para animar quem vai passar pelo Parque da Cidade.

O que não pode perder

Na quinta-feira, dia 5 de junho, apenas dois dos quatro palcos vão estar a dar música aos festivaleiros. Os concertos arrancam às 18h no Palco NOS com os portugueses Os da Cidade, um grupo de amigos que se junta para fazer música composto por António Zambujo, João Salcedo, Miguel Araújo e Ricardo Cruz. A atração da noite começa às 21h45 com o brasileiro Caetano Veloso e, três horas depois, com Kendrick Lamar, o rapper americano de 26 anos.

O segundo dia do festival traz a Portugal Pixies. A banda, que se tornou famosa na década de 90, vai fazer ecoar pelos jardins do Parque da Cidade êxitos como “Here comes your man” e “Where is my mind”. Mas antes, às 20h, o quarteto Warpaint sobe ao Palco NOS e, no Palco Super Bock, pode-se ouvir, às 00h15, o dinamarquês Trentemøller.

No dia 7 de junho, o grande destaque vai para os The National. Os americanos sobem ao Palco NOS às 22h30 e trazem o último álbum “Trouble Will Find Me”. O palco principal do festival encerra com !!!, à 1h20, e o Palco Super Bock com a atuação de St. Vicent, às 00h10.

Como chegar ao recinto

Todos os caminhos vão dar ao Parque da Cidade e há vários autocarros, metros e táxis que o levam até lá.

Se a preferência for o autocarro, pode chegar ao Parque da Cidade através dos autocarros da STCP: 200, 202, 203, 205, 500, 501 e 502. Durante a madrugada, entre a 1h e as 5h, o autocarro noturno 1M faz o regresso ao Porto. Para além dos serviços regulares, a STCP disponibiliza ainda um autocarro especial, com ligação direta entre o Parque da Cidade e a Avenida dos Aliados, com paragens em António Cardoso, Boavista, Praça da Galiza, Cordoaria e Aliados. Esta linha especial vai funcionar durante a madrugada, da 1h às 5h no dia 6 de junho e nos dias 7 e 8 de junho das 2h às 7h com frequência de cinco em cinco minutos.

Também é possível chegar ao festival de metro. Só precisa de seguir na linha azul (A) no sentido Senhor de Matosinhos e sair em Matosinhos de Sul. De seguida dez minutos a pé pela Rua Brito e Cunha até à famosa Rotunda da Anémona.

Os festivaleiros podem ainda optar pelo táxi. A partir do Porto, durante o dia, a viagem fica por oito euros, durante a noite por nove euros.

Se quiser poupar uns trocos e ser amigo do ambiente, o Primavera Sound disponibiliza um Bike Park. Este espaço é vigiado por uma equipa das 16h às 6h, durante todos os dias do festival – e existe ainda a possibilidade de deixar a bicicleta estacionada no parque de um dia para o outro. Não necessita de levar cadeados, é só pedalar em direção ao Parque da Cidade.

Depois do Parque da Cidade, a festa continua

Os últimos concertos no Parque da Cidade começam às 4h da madrugada mas o Hard Club encarrega-se de dar música até de manhã. Nas madrugadas de sábado e domingo o Hard Club vai ter After Hours das 6h às 11h. Os detentores de passe geral ou de bilhetes diários de sexta e sábado têm entrada livre no Mercado Ferreira Borges.

De sexta para sábado Maria e Terzi vão dar música aos corajosos que passarem no Hard Club. Na madrugada de domingo são Duarte (Temper) e Dj Lynce (Pedro Santos) os responsáveis pelas After Hours do Hard Club.

Para além da música, há mercados e tasquinhas

O Primavera Sound oferece aos festivaleiros o “Mercado do Primavera”. Presente no festival desde a primeira edição este mercado está aberto ao público durante os três dias das 17h às 3h e conta com lojas como a El Rock Star, a IllustrART e a Nervo Tattoo.

No meio de muita música a fome vai apertar. Para isso o Primavera Sound aposta nas tascas típicas do Porto, desde as bifanas do Conga aos cachorros do Gazela.

Os pais festivaleiros também podem estar descansados, o Mini Primavera vai disponibilizar todo o conforto e diversão às crianças que vão passar pelo Parque da Cidade. Este espaço, dedicado totalmente às crianças, vai contar com atividades lúdicas, como jogos didáticos, e disponibilizar aos pais um espaço seguro para guardar os carrinhos de bebé e alugar auscultadores à prova de som para proteger os ouvidos dos mais pequenos.

Depois de toda a informação para aproveitar na totalidade o Primavera Sound 2014, só falta o lugar na primeira fila.