A iniciativa esteve em risco de ser extinta. Mas este ano os estágios estão garantidos. Ana de Carvalho, da comunicação da AAgência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), disse, em entrevista ao Canal Superior, que a medida encontra-se “salvaguardada no Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia para a Juventude”.

De acordo com o plano, está prevista a “dinamização do INOV Contacto“, tendo em vista o “apoio à formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional”.

O programa de estágios destina-se a licenciados até aos 29 anos e as candidaturas estão abertas até 24 de agosto. Para concorrer, tem de se estar desempregado ou à procura do primeiro emprego, até à data do arranque do Campus INOV Contacto.

Para além de ser obrigatório dominar o inglês, tem que se ter “conhecimentos aprofundados” de outro idioma, preferencialmente francês, alemão, espanhol ou italiano. A iniciativa privilegia as áreas de formação em Gestão, Economia, Marketing, Engenharias, Tecnologias de Informação, Redes e Telecomunicações. As inscrições são feitas online.

O processo de seleção divide-se em três fases: a pré-seleção de candidaturas, a conjugação das necessidades das empresas com o perfil dos candidatos e, por fim, depois de entrevistados, são selecionados os estagiários INOV.

O programa INOV Contacto, dura entre seis a nove meses. Os selecionados vão frequentar um curso intensivo de práticas internacionais e só depois integram o estágio no estrangeiro. Espanha, Estados Unidos da América, Brasil, Cabo Verde e Moçambique são alguns dos países de acolhimento. O destino é definido pelo programa INOV Contacto e não pelo candidato.

Ao longo das 17 edições, o programa recebeu quase 50 mil candidaturas e promoveu quatro mil estágios com uma taxa de integração de 8%.