O Street Art Project reúne mais de cinco mil exemplares de obras de todo o mundo, entre elas algumas portuguesas. Com o apoio da Galeria de Arte Urbana de Lisboa é agora possível ver obras como os “Rostos do Muro Azul”, da rua das Murtas, em Lisboa, e a Calçada da Glória sem sair de casa.

Segundo Luís Pousinho, da Galeria de Arte Urbana de Lisboa, “a arte urbana é efémera e esta é uma forma de ficar com um registo de alta qualidade”. Para a Galeria de Arte Urbana de Lisboa, dar a conhecer, a todo o mundo, peças da capital é “extremamente interessante”.

O site possibilita ainda que os utilizadores façam zoom para apreciar a obra na totalidade e todas as imagens estão acompanhadas de um pequeno texto que fornece mais informações sobre a obra de arte urbana. Para Luís Pousinho, “ver a obra ao vivo é sempre diferente de ver digitalmente, mas este é um bom caminho para se conhecerem obras de arte”.

O principal objetivo do projeto é preservar a arte urbana que pode acabar por desaparecer das cidades. O Street Art Project conta já com obras que desapareceram, como o mural 5Pointz, em Queens, nos Estados Unidos da América.

As obras de vários artistas, como Banksy e também do português Vhils, podem ser vistas por utilizadores de todo o mundo e também é possível o utilizador usufruir de uma visita guiada às origens do movimento graffiti, em Nova Iorque, nos anos 90.

O Google Cultural Institute, criado em 2011, é um arquivo online, que trabalha diretamente com museus, instituições culturais e arquivos de todo o mundo, onde se podem encontrar obras de arte, locais de património mundial e exposições digitais.