O Optimus Alive!, que decorrerá de 11 a 13 de julho no Passeio Marítimo de Algés, confirmou mais três nomes de peso para os fãs da eletrónica. No dia 11, o experiente Alex Ridha, através dos Boys Noize, promete mostrar aquilo que de melhor sabe fazer com os mais 16 anos de experiência como DJ. Ridha já produziu com nomes sonantes como os Depeche Mode, Daft Punk, Feist, David Lynch, Jarvis Cocker, Santigold, Scissor Sisters e Chilly Gonzales e foi considerado para o TOP 10 da revista Rolling Stones na categoria “DJs who rules the earth”.

No mesmo dia, Gunrose, alter ego de Nuno Rosa, deixará em palco as fortes batidas de Techno, House e Electro. Apesar de se ter estreado em 2010, o DJ já trabalhou com as maiores editoras do panorama da música eletrónica e já remisturou projetos de nomes como FatBoy Slim, Baadman, Autokratz e Jacking With the Drums. O terceiro EP já está em preparação.

O dia 12 de julho vai brindar os festivaleiros com uma estreia nacional da dupla nova-iorquina, Phantogram. Josh Carter e Sarah Barthel trazem “Voices”, que apesar de ter sido editado em fevereiro, já conquistou o 11.º lugar na Billboard 200 e o terceiro na tabela US Alternative Albuns.

Os Blackbird Prophet são nortenhos e conseguiram uma atuação no Alive!

Aceitaram o desafio do Live Act 2014 e isso valeu-lhes uma atuação no festival Alive!. Chamam-se Blackbird Prophet e são do norte. “A pressão é grande, mas é apenas sobre nós mesmos”, explica Bruno Costa, vocalista e guitarrista, que confessa que, para já, tenta “não pensar muito no assunto”.

Blackbird Prophet foram uma das bandas selecionadas no Live Act 2014

O concurso contou com a participação de 600 concorrentes de onde saíram vencedores os Matilha, que tem agora direito a uma atuação no Palco Clubbing. O concurso atribuiu ainda um primeiro prémio ao coletivo de DJ’s Gin Party Soundsystem . Para além destas duas atuações selecionadas para o Clubbing, o festival escolheu mais nove bandas e nove DJ’s para atuarem no palco junto à entrada para o festival.

Os projetos anteriores aos Blackbird foram muitos, e falhados. Contudo, Bruno conta que foi “tudo um processo de aprendizagem essencial para chegar” ao produto final. Hoje, os Blackbird Prophet são uma banda que sabe o quer, e que se mantêm “fiel às influências de bandas que pensam foram da caixa”.

Atualmente a banda conta com quatro elementos: Bruno Costa na voz, guitarra e teclas, Daniel Pereira no teclado e guitarra, Cristiana Jesus no baixo e vozes de apoio e o baterista Pedro Castro.

Já atuaram no Hard Club mas confessam que isso “não lhes sobe à cabeça”, apesar de sentirem que estão a “atingir um patamar diferente”. “Dar tudo o que temos, é o nosso objetivo no Alive! Vamos tentar estar na nossa máxima forma e dar o melhor concerto dentro dos limites do possível”, declara o vocalista.

“Aetherea” é o único albúm da banda até agora mas “é um trabalho que representa muito bem aquilo que a banda era e, em parte, ainda o é”, confessa Bruno. Os Blackbird já estão a trabalhar em material novo que “vai ser completamente diferente do primeiro, porque as influências diferem. Não vai soar como o Aethrea, nem de perto”.