Para os jogos em que todos os metros contam, chegou a solução por parte da FIFA. Depois de situações polémicas, como o golo de Lampard frente à Alemanha que não foi validado nas meias-finais do Campeonato Mundial de 2010, a discussão sobre a necessidade da tecnologia na arbitragem levou a que a organização do Mundial deste ano implementasse o sistema Goal Control.

Criada pela empresa alemã GoalControl Gmbh, o sistema é constituído por 14 câmaras de alta definição localizadas pelo campo, sendo que metade estão focadas em cada uma das balizas. Cada máquina consegue capturar 500 imagens por segundo e envia-as em tempo real para um centro de avaliação. A posição da bola é capturada em 3D no período de um segundo e é enviada a palavra “Goal” para um relógio que é usado pela equipa de arbitragem, que esclarece todas as dúvidas.

O GoalControl está instalado nos 12 estádios do Campeonato Mundial e tem um custo de instalação de 205 mil euros por estádio, o que levanta alguma polémica sobre a utilização do sistema em Portugal.