Se não é adepto das novas tecnologias pode acompanhar os jogos do mundial através de ecrãs gigantes espalhados pelo país, cafés, bares e espaços preparados para o efeito.

A Câmara Municipal do Porto preparou dois ecrãs gigantes para que possa assistir a todos os jogos da seleção nacional. A praça D. João I, na Baixa, e a Praia Internacional (junto ao edifício Transparente), em Matosinhos, foram os locais escolhidos.

Para quem prefere ver os jogos dentro de portas as opções também são variadas. O Mercado do Bom Sucesso, o The White Hart (bar dedicado ao futebol), 17.º Restaurante & Bar (no Hotel Dom Henrique) e o New Yorker Bar (do Sheraton Porto Hotel & SPA) transformam-se em estádios de futebol e transmitem os jogos em vários ecrãs.

Também cafés como o Aviz ou o Piolho, na Baixa do Porto, o café Goa, na rua Fernandes Tomás e cervejarias como o Diu ou a Cufra, na Boavista, são uma opção segura para disfrutar da Copa do Mundo.

Mas, se as tecnologias estão bem presentes na sua vida e gosta de ter tudo na palma da mão, as alternativas são ainda maiores.

Plataforma Online do Mais Futebol

O Mais Futebol disponibiliza aos cibernautas toda a informação deste Mundial. Através desta plataforma pode consultar o calendário de jogos com os horários, locais e grupos, pode assistir em direto a todos os jogos, consultar notícias específicas sobre cada seleção, conhecer os estádios e cidades envolvidas, ver diversos vídeos e fotogalerias e ajudar o selecionador nacional a fazer o onze inicial da equipa portuguesa.

FIFA

Disponível para iOS e Android, aplicação da FIFA é a mais completa. Através dela tem acesso a notícias sobre todas as equipas, a um perfil detalhado das equipas, dos jogadores e treinadores, o ranking da FIFA que as equipas ocupam atualmente e uma descrição detalhada sobre as 12 cidades e estádios que vão acolher os jogos durante o Mundial. A aplicação está disponível em português e é gratuita.

Onefootball Brasil

A aplicação Onefootball Brasil também é gratuita e está disponível em português, mas não é tão detalhada. Nesta aplicação fica a saber os grupos, as datas dos jogos, o calendário, as equipas, uma descrição (não tão completa como a aplicação da FIFA) dos jogadores mas, por outro lado, apresenta as estatísticas em relação aos marcadores, assistências, golos e cartões amarelos e vermelhos de todas as seleções.

Aplicação da ESPN

É a única aplicação em inglês. Dá a conhecer tudo o que é essencial deste campeonato do mundo, calendário, horários dos jogos e as equipas que participam. É a única que apresenta uma espécie de agregador de Tweets, tanto de treinadores como de jogadores ou das entidades como a FIFA e a UEFA que estão associadas à competição. Dá também acesso a um feed de todas as notícias, artigos e reportagens da ESPN.

A partir de agora já não tem desculpas para perder um minuto do percurso da Seleção Nacional no Mundial do Brasil. A competição termina a 13 de julho, mas até lá ainda há muito para ver das 32 equipas e mais de 700 jogadores em campo.