A Google, empresa detentora do YouTube, anunciou que pode vir a bloquear vídeos de vários nomes da música mundial, entre os quais Radiohead, Arctic Monkeys, Adele, The Kills ou The xx. A plataforma de partilha de vídeos vai criar um serviço de streaming pago, cujas condições são rejeitadas por algumas editoras independentes.

O YouTube já tem acordos com grande parte das majors como a Sony, a Universal, ou a Warner, mas editoras como a XL Recordings, Domino ou 4AD, não concordam com as condições impostas pela gigante americana. Em declarações ao Financial Times, Robert Kyncl disse que o bloqueio pode acontecer “dentro de dias”, caso não se chegue a um acordo entre as partes envolvidas.

A Worldwide Independent Network, organismo que representa a comunidade de música independente, denuncia a pressão que as editoras estão a sentir “por parte de uma das maiores companhias do mundo”, para aceitar “termos que estão fora de sintonia com o mercado de negócios”. Alison Wenham, presidente do organismo, disse à AFP que “esta não é uma forma justa de fazer negócios”.

Ainda pouco se sabe sobre a intenção da Google em criar um serviço de streaming pago no YouTube. A ideia terá surgido como resposta a plataformas como o Spotify ou o Beats Music da Apple. Ainda não se sabe o nome, mas, segundo a Rolling Stone, o serviço poderá chamar-se Music Pass e permitirá aos utilizadores pagar para ver, ouvir e descarregar conteúdos em dispositivos móveis, sem a interferência de publicidade.

Entretanto, numa mensagem publicada no Facebook, Andy McKee diz ter tido uma reunião com Robert Kinckl, diretor de conteúdos e operações do YouTube. O guitarrista americano afirma que “os vídeos indie não vão ser retirados, o que é fantástico”. No entanto, “a Google pode vir a remover a publicidade a esses vídeos para que não haja nenhum retorno financeiro para as bandas e editoras independentes, caso não concordem com o serviço de subscrição pago”, lamenta McKee.

Músicos estão contra Youtube

Ed O’Brien, guitarrista dos Radiohead, acusa a Google de tentar “forçar” as editoras independentes. Também o músico Billy Bragg expressa a sua opinião sobre a intenção do Youtube: “Acho que não percebem a estupidez que fizeram”.

Recorde-se que os Radiohead viraram as costas à indústria discográfica ao renunciar à EMI. Em 2007, revolucionaram o negócio da música ao lançar o álbum In Rainbows na internet. Com um conceito totalmente novo para a data, os fãs podiam escolher quanto queriam pagar pela música, sendo o pagamento uma opção facultativa.

Também os Arctic Monkeys agitaram a indústria musical. No início da carreira, ofereciam aos espectadores dos concertos CD’s com demos de músicas originais. Pouco tempo mais tarde, nos primórdios do MySpace, foram protagonistas de um hype ao disponibilizar o download gratuito do álbum de estreia na rede social de partilha de música.