Mais de 220 filmes, 76 sessões de cinema, oito concertos e oito festas. Os números não assustam os apaixonados cinéfilos que anualmente se reúnem em Vila do Conde para participar neste festival internacional de cinema, que conta já com 22 anos de existência.

Em 2014, e graças à Copa do Mundo no Brasil, o Curtas não quis ficar fora da festa do futebol e o desporto-rei é tema de destaque. “Fora de Jogo!” inclui sessões de curtas e longas-metragens que abordam, de diversas formas, a modalidade, assim como dois dos filmes-concertos que vão ser apresentados: Vítor Rua e Chris Cutler musicam imagens de Edgar Pêra e os Sensible Soccers imagens de arquivo colecionados por Pedro Maia.

Ainda dentro das quatro linhas, estará patente, no Teatro Municipal de Vila do Conde, a exposição de fotografia de Josef Dabernig acerca do mundo da bola, intitulada “Sport Grounds and Stadiums”. Pela primeira vez em Portugal, o fotógrafo austríaco juntará à sua coleção imagens do estádio do Rio Ave FC.

Filmografia de Kelly Reichardt será exibida integralmente

O outro destaque do festival recai sobre a seguidora de Gus Van Sant e Todd Haynes, Kelly Reichardt, autora de cinema minimalista, e cuja filmografia será exibida integralmente nesta edição do Curtas. Em paralelo, a Galeria Solar apresenta uma exposição em homenagem a Michelangelo Antonioni – “Aventura Antonioni” cujas curtas-metragens serão também exibidas no festival.

De resto, a programação mantém-se fiel ao que tem sido nos últimos anos com a exibição de sessões competitivas nacionais e internacionais, o “Take One!” (filmes de escolas) e o Curtinhas (filmes infantis). Em Stereo, três clássicos de cinema serão musicados ao vivo por Jibóia, Filho da Mãe e peixe:avião.

Até 4 de julho, o free-pass para o festival pode ser adquirido por 40,50 euros. A partir de dia 5 de julho o preço sobe para 45 euros.