Clara Gonçalves, assessora executiva da equipa do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), guiou o Presidente da República, Cavaco Silva, na sua visita ao Edifício Central, antes da inauguração.

Desde projetos em desenvolvimento a start-ups já a funcionar, Cavaco Silva foi vendo, ouvindo e tecendo comentários sobre as ideias inovadoras dos estudantes e investigadores das faculdades da Universidade do Porto.

Admirado com casas em movimento, sistemas que detetam o estado de sono do condutor e drones, o Presidente da República e Maria Cavaco Silva foram fazendo perguntas sobre o funcionamento dos projetos e os objetivos dos mesmos. Em todos as paragens, Cavaco Silva perguntava ainda se o projeto já estava em funcionamento, tentando perceber se era um negócio duradouro e que pudesse vir a dar bons resultados.

A divulgação da cultura portuguesa e a atividade destas start-ups no mercado estrangeiro foram também alvo da preocupação do chefe de Estado Português.

José Novais Barbosa, presidente da equipa do UPTEC, iniciou a sessão de inauguração do Edifício Central. No seu discurso, esclareceu os presentes sobre a influência da “cultura de inovação e de conhecimento gerado das instituições do Ensino Superior”, e dos projetos que se encontram no edifício, ao nível do valor económico, criativo e social. Mesmo com a pouco divulgação dos seus projetos, as start-ups do UPTEC têm contribuído positivamente para a diminuição da crise económica, exportando para mais de 120 países.

Já o ainda Reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, fez a sua última intervenção oficial na inauguração. Começou o seu discurso louvando a iniciativa do UPTEC e lembrando os presentes que esta “nova geração de empreendedores poderá ser a solução para a conjuntura económica”. Agradece o trabalho e o empenho da equipa do UPTEC e não deixa de referir que é espírito inovador que concretiza o terceiro pilar da missão da Universidade do Porto.

“Temos muito orgulho no UPTEC por representar projetos inovadores”, referiu o reitor, não deixando esquecer que foi preciso apoios cruciais para levar a cabo este projeto e para fomentar o empreendedorismo que lá se vive.

“Considero da maior importância que os portugueses conheçam melhor aquilo que se está a fazer no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto”, refere o Presidente da República, Cavaco Silva, no início do seu discurso. O trabalho dos investigadores e cientistas que trabalham no edifício foi elogiado por Cavaco Silva, que admite que poderá trazer bons resultados à economia do país.

O Presidente da República não deixou de realçar a importância das ações da Universidade do Porto, para o desenvolvimento empreendedor e inovador do país.