O programa europeu “Rising Stars” é organizado pela European Concert Hall Organization (ECHO) e tem por objetivo dar a conhecer jovens talentos europeus, dando-lhes a oportunidades de atuar em salas internacionais.

Os músicos são escolhidos pelos diretores artísticos das instituições que integram a ECHO, que selecionam, para cada época, seis grupos ou artistas a solo. O objetivo é dar a conhecer projetos musicais que se pautem pela excelência e que sejam promissores dentro da realidade atual do panorama musical a nível internacional.

Em Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música são duas instituições que fazem parte do corpo de jurados do projeto musical que já permitiu o lançamento da carreira de vários artistas.

A par do Quarteto de Cordas de Matosinhos, a “Rising Stars” selecionou também o compositor Daniel Moreira, que vai compor uma obra para grupo coral que será interpretada nas 20 salas de concerto que integram a ECHO. O compositor foi, em 2009, compositor residente na Casa da Música.

Daniel Moreira é natural do Porto e fez os estudos musicais no Conservatório de Música do Porto. O mestrado em Composição e Teoria Musical foi realizado na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). Em 2007, conseguiu o terceiro lugar no Concurso Internacional de Composição Gian Battista Viotti, de Vercelli (Itália), pela peça Noctis Lumina, para viola solo. Em 2008 obteve uma Menção Honrosa na categoria de Música de Câmara do 3.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim.

Já o quarteto português foi fundado em 2007, através de um concurso público da Câmara Municipal de Matosinhos, e dele fazem parte os músicos Vitor Vieira e Juan Maggiorani, nos violinos, Jorge Alves na viola e Marco Pereira no violoncelo. Todos os músicos que integram o grupo são premiados a nível nacional e internacional.