Eduardo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, apresentou, esta segunda-feira, o programa das festividades do S. Pedro da Afurada de 2014. Com a reestruturação e organização financeira do município, levada a cabo pela autarquia, festas como o S. Pedro da Afurada, assim como o Festival Marés Vivas, viram um corte nos seus orçamentos de 50%, em comparação com o financiamento do ano passado.

No entanto, o presidente da Câmara de Gaia diz que, mesmo com estes cortes, o programa continua “bastante ambicioso”. O compromisso assumido pela Comissão de Festas de S. Pedro da Afurada foi bastante rigoroso e Eduardo Rodrigues compreende que o corte de orçamento, reduzido a 25 mil euros, “é uma redução brutal para quem organiza estas festas”.

O presidente da Câmara Municipal de Gaia pediu o apoio de todos os funcionários e integrantes na comissão, uma vez que não só está a pagar o financiamento para organizar as festas de 2014, como continua a pagar o que ainda falta das festas do ano passado. Ao presidente da comissão, Eduardo Rodrigues promete melhorias para o próximo ano: “Não desanime, porque reabilitando, como nós pretendemos, a estrutura financeira do município, para o próximo ano, o presidente da Comissão de Festas vai ter outras condições para fazer a festa”.

A centralização dos maiores eventos do país

O presidente da Câmara Municipal de Gaia pediu também divulgação para estas festividades, porque “o Norte tem sido esmagado por grandes eventos internacionais que têm tido o seu epicentro em Lisboa”. Comparando com o país vizinho, acrescentou ainda que, no ano passado, os grande eventos foram realizados por todo o país e a capital espanhola não foi anfitriã de nenhum, ao contrário do que acontece em Portugal.

Após a organização interna, Eduardo Rodrigues anunciou ainda que vai realizar um esforço daquilo que são as imagens de marca do concelho, como o Mosteiro da Serra do Pilar, de Grijó, de Pedroso e o Monte da Virgem. O objetivo não é separar nem distinguir o município da “marca Porto”. Eduardo Rodrigues pretende criar condições para que os seus visitantes, mesmo estando debaixo da “marca Porto”, consigam distinguir as especificidades históricas e atrativas da cidade de Vila Nova de Gaia.

A importância do S. Pedro da Afurada para a cidade

Na apresentação das festividades, Eduardo Rodrigues não deixou de elogiar a ambição e a importância do programa. O presidente da Câmara Municipal de Gaia referiu ainda a honra e o prestígio que o programa traz ao município. No programa, não só constam grandes nomes da música nacionais e internacionais, como também vão estar presentes grandes nomes da música locais, como a banda “1.º de Agosto”.

O S. Pedro da Afurada é a festividade gaiense que mais pessoas traz, sejam elas de outras partes de Portugal ou de outros países. “É uma festividade que começa a justificar que olhemos para ela com a mesma perspetiva de internacionalização como olhamos para o S. João do outro lado”, disse o presidente da autarquia.

Desta forma, existe um “profundo respeito pelas tradições e instituições locais que estão muito valorizadas no programa”, que mostra aos seus visitantes o melhor e o mais tradicional que a Afurada e a cidade de Vila Nova de Gaia têm para oferecer.