Trata-se de um recorde de peças selecionadas de quase duas mil recebidas de dezenas de países, o que faz que o PortoCartoon uma das maiores mostras mundiais de humor. O tema principal – Água Viva/ Terra Viva – reforça a preocupação do certame relativamente aos grandes problemas da humanidade.

No dia de abertura, a exposição foi marcada pela presença de vários cartunistas. Diego Herrera, colombiano residente no Canadá, foi o vencedor do Grande Prémio do XVI PortoCartoon World Festival, com a obra “Plastic Bottle” (“Garrafas de Plástico”). O segundo prémio “Waterfall” (“Cascata”), foi atribuído ao artista belga, Constantin Sunnerberg e os dois terceiros ex-aequo a “Living Earth” (“Terra Viva”), de Jerzy Gluszek da Polónia e “Water Prize” de Halit Kurtulmus da Turquia.

A escultura baseada no desenho do Grande Prémio será implantada na zona histórica da cidade, mais concretamente no Jardim das Oliveiras nos Clérigos, no âmbito do Porto – Capital do Cartoon, designação assumida em 2008, com uma declaração lida por dezenas de artistas.

O PortoCartoon 2014 inclui ainda uma exposição do Brasil, com Humor sobre o Mundial de Futebol, que será inaugurada no Via Catarina, e outra de Humos Português, de Santiagú, vencedor do Prémio Público em 2013.

Esta mostra será montada no Dolce Vita do Porto e a escultura inspirada no Grande Prémio desta edição do Portocartoon é de autoria de Norberto Jorge.

Mandela e Siza Vieira: Homenagem em caricatura

Nesta edição do PortoCartoon de 2014, foram contemplados dois prémios especiais, em homenagem a Nelson Mandela e Siza Vieira. Os vencedores foram, respetivamente André Carrilho, de Portugal, e Ivan Prado, autor peruano residente na Alemanha. Esta mostra é acompanhada de outra exposição, onde podem ser vistas 96 publicações de jornais de todo o mundo em que Nelson Mandela mereceu destaque. O número 96 simboliza, os 96 anos de Mandela, se ainda fosse vivo.

Casa do Cartunista

O PortoCartoon de 2014 também ficou marcado pela inauguração da Casa do Cartunista, a primeira a nível mundial destinada aos artistas do humor. Sobre o rio Douro, esta casa está na ala leste do Museu Nacional de Imprensa.

O primeiro cartunista a estrear a casa será Georges Wolinski, presidente do júri de PortoCartoon desde há dez anos e jornalista do Paris Match e Charlie Hebdo. Situada junto da Galeria Daumier, a casa servirá para permanências periódicas de artistas de todo o mundo, a partir da sua inauguração. Durante a estadia dos artistas, o objetivo é que haja exposições de autor na Galeria Daumier e “workshops” sobre Humor.

O genial autor francês do século XIX, Honoré Daumier, tem servido de referência ao trabalho do MNI no âmbito da caricatura. Além de um grande catálogo de Daumier editado pelo Museu, têm sido feitas várias exposições sobre a sua obra, em Portugal e no estrangeiro.