40 horas e 18 minutos – é este o tempo que os portugueses passam por semana no trabalho. Na lista dos 28 estados membros da União Europeia (UE), os trabalhadores romenos ocupam o primeiro lugar, com uma média de 41 horas e 12 minutos. Para o estudo, foram contabilizadas as pequenas pausas e períodos de formação relacionada com a actividade laboral. Não contam então o tempo dedicado às refeições principais e as “horas extraordinárias”.

Com base em dados obtidos através de inquéritos do Eurostat, o estudo publicado pela agência Eurofund constata que no ano de 2013 a média de horas de trabalho semanais na UE situa-se nas 39 horas e 18 minutos. No entanto, a maioria dos países europeus ultrapassa esse valor. Excetuam-se países como Bélgica, Itália, Finlândia e França, que ocupa o último lugar da tabela com 37 horas e 24 minutos.

Portugal com baixos valores de bem-estar

A OCDE lançou um novo projeto: o site OECD Regional Well-Being. Ao poder comparar 8 indicadores de bem-estar 362 regiões de 34 países, Portugal apresenta valores elevados no que toca ao indicador “Segurança”. Já os valores de educação, participação cívica, emprego e rendimento, apresentam valores muito abaixo dos restantes países da UE. Segundo a organização Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, esta tendência é decorrente desde o início do novo século.

No estudo são também apresentados as horas de trabalho totais anuais no ano passado, onde entram para os cálculos o trabalho semanal registado, as férias e feriados. Nesta nova tabela, Portugal encontra-se no 13.º lugar, mas os autores avisam que existem algumas lacunas nestes cálculos, como por exemplo a exclusão de licenças de paternidade e maternidade, ou feriados locais e nacionais.

Com este novo cenário, é na Estónia que mais se trabalha, com uma média de 1840 horas de trabalho anuais por trabalhador, seguidas da Hungria e da Polónia. A França mantém o mesmo lugar, com 1566 horas e 24 minutos. Portugal ocupa o meio da tabela com 1807 horas e 48 minutos anuais, 96 minutos mais do que a média da UE.