Uma iniciativa que assinala o 25.º aniversário da Fundação de Serralves e o 15.º aniversário do Museu de Arte Contemporânea de Serralves vai brindar os visitantes com obras recentemente incorporadas na coleção, juntamente com trabalhos da autoria de artistas que a vão integrar no futuro.

A exposição “Histórias” apresenta cinco momentos dedicados à pintura, à fotografia, ao filme e à performance. Daqui destacam-se o papel central da narrativa na produção artística dos dias de hoje. Numa simbiose entre a história pessoal e os relatos de experiências reais com enredos ficcionados, factos históricos e suposições, são “Histórias” que, sem mapa e bússola na mão, pretendem provocar um reflexão entre tempo e memória.

Na Casa Serralves, a história é literalmente apresentada por uma seleção de obras datadas entre as décadas de 60 e 70. Obras de figuras cimeiras da arte povera: Giovanni Anselmo, Giorgio Griffa, Jannis Kounellis, Mario Merz, Michelangelo Pistoletto e Gilberto; e do pós minimalismo de Robert Morris, Richard Serra, Richard Tuttle e Barry Le Va, e trabalhos seminais de escultura, vídeo e fotografia refletem a abordagem concetual de artistas portugueses como Helena Almeida, Artur Barrio, Alberto Carneiro, Lourdes Castro, Ângelo de Sousa e Vítor Pires Vieira, que partilham o mesmo interesse no que toca a propriedades físicas dos materiais, enquanto veículos com significado.

A Coleção de Serralves no Parque coincide também com a instalação temporária de uma nova obra de exterior encomendada a Nairy Baghramian, no âmbito do Projeto Sonae/Serralves, que foi inaugurada a 19 de junho e vai estar à espera dos mais curiosos até 15 de dezembro de 2014.