O atelier LIKEarchitects e Mariana Pestana, que integram a representação portuguesa da 14.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, com “Homeland, News from Portugal”, estarão no Porto até 21 de julho e pretendem envolver a cidade numa discussão sobre o seu próprio futuro.

Durante quatro semanas, os arquitetos ocuparão um edifício comercial abandonado, na Avenida dos Aliados, convidando as pessoas a debater o conceito de “temporário”, na cidade do Porto, através de quatro grandes temas: Edifícios Vazios – é o alojamento temporário a solução para a (re)ocupação?; Hotéis e Hostels – o impacto dos residentes temporários na vida de uma cidade; Habitação Social – quando as soluções temporárias se tornam permanentes; e Novos modelos para a habitação temporária.

O evento resulta de uma parceria realizada com a Câmara Municipal do Porto e, especificamente, com três dos seus pelouros: Cultura, Habitação e Urbanismo. Na inauguração, que será esta sexta-feira, às 17h, estarão presentes o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, os vereadores da Câmara Municipal do Porto, Paulo Cunha e Silva, Manuel Pizarro e Manuel Correia Fernandes, o diretor geral das Artes, Samuel Rego, e o Comissário da Representação Portuguesa, Pedro Campos Costa.

Esta iniciativa inaugura, também, o programa de residências artísticas do Pelouro da Cultura, em articulação com outros pelouros.