O último dia do Sumol Summer Fest começou com chuva, mas nem por isso os festivaleiros deixaram de aproveitar a praia e o ambiente do campismo. O acordar tardio foi anunciado com churrascos improvisados, sobras do dia anterior e diferentes músicas a tocar nas tendas.

Ao fim da tarde, a Dub Zone anunciou a abertura do recinto para a última noite de reggae na Ericeira. O palco principal foi aberto por D8, o jovem artista português que ficou conhecido através de um concurso de televisão e foi apresentado pela produção como o “diamante em bruto” do festival.

O ritmo continuou no hip hop com Dengaz, que cantou êxitos como “From the Heart”, “Eu consigo” e o mais recente single “Rainha”. O artista demonstrou a sua admiração pelo cabeça de cartaz da noite, Anthony B, ao interpretar “World A Reggae Music”.

Opiniões divididas

Nesta que foi a sexta edição do Sumol Summer Fest, as opiniões dividem-se. Se, para alguns, a edição surpreendeu pela positiva, para outros, “ficou aquém das expectativas”. Quem o disse foi Miguel Santos, de 20 anos, que criticou o cartaz e a organização do evento. Inês, de 17 anos, tem uma opinião diferente. A estudante, veterana do festival, contou que a edição deste ano “não desiludiu” e que o espírito dos festivaleiros se mantém de ano para ano.

A dupla australiana Angus & Julia Stone mostrou o legado folk que lhe corre nas veias. A empatia dos dois irmãos foi visível, num concerto íntimo que primou pelo à vontade dos artistas. Popcaan, um dos maiores nomes do reggae jamaicano atual, fez a ponte entre o folk e o dancehall, num concerto que deixou o público a vibrar. A plateia dançou ao som de êxitos como “Ravin'”, “Party Shot” e “Only Man She Want”.

O cabeça de cartaz Anthony B fez-se acompanhar de três artistas que o antecederam em palco. Os jamaicanos Lutah Fyah, Perfect Giddimani e Johnny Cool, que atuou pela primeira vez em Portugal, foram os convidados de honra que aqueceram o público para o último concerto da noite.

O rastafari Anthony B prometeu levar o público até à Jamaica, num concerto que contou com os temas “World a reggae music” e “Freedom Fighter”. O artista prestou ainda tributo a John Lennon com o tema “Imagine”, embora com uma letra adaptada à sensibilização contra a dependência tecnológica. After hours foi o DJ SlimCutz quem entreteve os mais resistentes com um alinhamento house.