De 26 a 29 de junho, Espinho recebeu a etapa de duas estrelas do Pro Junior Europeu. A praia da Baía, já largamente conhecida pelos amantes de surf, foi palco de várias baterias, que culminaram na subida ao pódio de Vasco Ribeiro, em primeiro lugar, e Teresa Bonvalot, em segundo.

Os jovens atletas portugueses destacaram-se num grupo de 114 competidores, de 16 nacionalidades diferentes. Ele com 19 anos, ela com apenas 14, conseguiram fazer jus às elevadas expectativas em relação aos competidores portugueses, que eram, no total, 28.

Catapultar Espinho para o circuito mundial de surf

O campeonato, que teve um início flat e alguns períodos de chuva pelo meio, regressou este ano a Portugal enquanto evento principal da iniciativa “Espinho Surf Destination“. Gonçalo Pina, um dos organizadores do projeto de city marketing, explica que “um dos objetivos era obter a boa vontade das pessoas de Espinho e depois passar para fora”. Diz o organizador que essa boa vontade foi obtida assim que o projeto foi apresentado.

Os locais veem no “Espinho Surf Destination” uma oportunidade de dinamizar o turismo e o comércio local da cidade, pelo que se mostraram, segundo a organização, contentes com a notícia da promoção de Espinho enquanto destino privilegiado para a prática de surf.

Fernanda Barbosa, funcionária de um dos bares da praia, o Surfin’, diz que a iniciativa “é uma mais valia para a cidade”, visto atrair “gente com mais poder de compra que os portugueses”.

Vasco Ribeiro, atleta promissor e que concretizou o título, diz ter sido “muito bem recebido”. Vindo de Cascais, o surfista de 19 anos afirma acreditar “no surf no Norte, no Sul, em todo o lado, desde que haja força de vontade para treinar todos os dias”.