Chama-se Atlantic Surf Fest e vai invadir a praia de Canide, em Vila Nova de Gaia, nos dias 5 e 6 de julho. Entre as competições, que começam às 10h30, estão a Etapa do Nacional de Longboard, da Nelo Surfski Livesaver Challenge e da Taça Ibérica e do Circuito Magicam 2014 de Kayaksurf e Waveski.

A primeira é a ser disputada é a Taça Ibérica de Kayak Surf, com cerca de 100 atletas inscritos. Segue-se a etapa do Nacional de Longboard Open (com 32 atletas, número limitado pela Federação) e de Longboard Sub 18 (com cerca de 10). No primeiro dia, as últimas duas provas ficam fechadas com a atribuição dos prémios aos vencedores.

Mas enquanto uns dominam as ondas, outros podem simplesmente assistir enquanto aproveitam o sol e o cenário idílico para esperar por grandes concertos de Reggae, Hip Hop e Eletrónica que prometem colorir a noite de dia 5. O warm-up acontece ainda em ambiente sunset, por volta das 16h, com dEEP DJOE & Friends + I’M, até às 20h30.

Mais tarde, às 23h, o produtor e DJ Overule, “que dispensa apresentações”, dá início à verdadeira festa. Seguem-se One Vibe Sound com “um terramoto de boas energias”, à 00h30. Deejay Slimcutz também marca presença mas o encerramento fica a cargo de uma mulher. A DJ Pipafonso, revelação de 2013, acaba a noite em beleza – literalmente – com o seu House Progressivo.

Batismos de cinco modalidades gratuitos no domingo

Ainda assim, depois do convívio, volta-se à carga no domingo, com as fases finais da Taça Ibérica de Kayak Surf, seguidas da competição Nelo Surfski Livesaver Challenge, a contar para o mundial desta modalidade.

E para quem já estiver recuperado da noite e tenha alguma curiosidade para experimentar o desporto-rei das praias, às 15h iniciam-se os os batismos gratuitos. Mas para além do surf há ainda a possibilidade de experimentar Stand Up Paddle, Bodyboard, Kayak Surf e Surf Ski. As inscrições, limitadas, terão de ser feitas no local do evento, no sábado, dia 5, entre as 12h00 e as 15h00 ou no domingo entre as 11h00 e as 13h00.

Esta é já a 3.ª edição do festival e, este ano, conta com nomes como Rodrigo Sphaier, vice-campeão mundial; Jefson Silva, líder do circuito brasileiro; Atalanta Batista – campeã da América do Sul; Rúben Silva, líder do circuito nacional e ainda Bruno Grandela, campeão em título de 2013.