Esteve para ser na Feira Medieval de Santa Maria da Feira, que também está prestes a começar, mas as regras oficiais (ver caixa) dos eventos de Geocaching não o permitiram. Ainda assim, o grupo de praticantes desta “moderna caça ao tesouro”, não desistiu da ideia de criar um mega evento dedicado à modalidade, no Norte.

Dois anos a fermentar a ideia foram o suficiente para a amadurecer e avançar: em outubro do ano passado escolheram a Nave Desportiva de Espinho como a localização ideal e falaram com a Câmara Municipal. “Gostaram muito da ideia e apoiaram-nos logo desde o início”, conta Tiago Veloso, da organização.

Curiosidades

1. Os eventos de Geocaching têm de ser organizados somente por geocachers 2. Um “Mega Evento” de Geocaching tem de implicar, no mínimo, de 500 participantes e ter a duração de vários dias 3. É raro conseguir-se, “logo no primeiro ano, ter estatuto de mega evento”. “Normalmente, só do segundo ano para a frente”, explica Tiago.

Estava lançado o repto. Bastou uma equipa de oito pessoas (a 100 Espinhos, à qual se juntaram alguns voluntários por todo o país, para ajudar a divulgar) e o “Love Love… Espinho”, como lhe chamaram, começou a ganhar forma. Já tem programa (ainda que provisório) e acontece de 14 a 17 de agosto.

As caches vão ser certamente o centro das atenções mas a verdade é que, ao contrário do que se possa imaginar, o principal objetivo deste encontro não é caçar tesouros, mas “conviver” entre geocachers, garante Tiago. E para isso, “há várias atividades preparadas com esse propósito”, não fosse o “amor” o tema deste encontro.

“O amor exige um bom coração e por isso o evento anda à volta de coisas que puxem, precisamente, pelo coração”, explica Tiago. Desde a confraternização, com refeições e surpresas, “a apelar ao coração da amizade”; aos “momentos de exercício físico, seja com bootcamp ou zumba”, a apelar à saúde do coração.

As inscrições são virtuais mas, não fosse este um mega-evento (ver caixa), a adesão está a superar as expectativas. “Neste momento, somos o evento com mais interessados em participar, de sempre, na Península Ibérica”, afirma Tiago. “Isto pode culminar na presença de mais de mil pessoas”, vindas de todo o lado. “Já temos contactos de Espanha, alguns já com a reserva de hotel feita; recebemos emails dos Estados Unidos…”.

Para se irem orientando, os interessados podem já fazer download da aplicação criada pela 100 Espinhos para o acontecimento, disponível aqui.