No início desta semana foi aprovada, em reunião do executivo da Câmara do Porto (CMP), a proposta do vereador da CDU, Pedro Carvalho, acerca da construção de uma cafetaria na Rotunda da Boavista. Em 2008 e 2013, já a autarquia tinha aceitado uma recomendação muito parecida para aquela zona da cidade, mas, desta vez, a operação vai mesmo avançar.

Segundo as informações avançadas aos jornalistas por Pedro Carvalho, à saída da reunião camarária, o objetivo é instalar o estabelecimento “no formato radial do jardim, no gomo entre a Avenida de França e a Rua Nossa Senhora de Fátima”, sem modificar “o espaço arbóreo nem a mobilidade no interior do mesmo”.

Tendo em conta o custo significativo de um empreendimento deste tipo, a CMP pretende avançar, dentro de seis meses, com um concurso de construção-exploração. “O projeto de arquitetura está aprovado. Ter, naquela zona, duas obras arquitetónicas de relevo, salvo a devida comparação com a Casa da Música, seria muito importante para melhorar a atratividade”, comentou Pedro Carvalho.

Na verdade, os portuenses parecem concordar com a opinião do vereador da CDU (ver fotogaleria). O JPN esteve no local onde a cafetaria vai ser construída e, segundo a população, a zona beneficiará com uma maior afluência de visitantes e, até, com um aumento da segurança.