O verão está aí e torna-se cada vez mais apetecível passar o fim-de-semana na praia, a torrar ao sol ou a dar mergulhos no mar. A pensar em quem não tem carro ou simplesmente não gosta de trânsito e confusão, o Metro do Porto decidiu reforçar a oferta. Assim, a partir de domingo, 20 de julho, a Linha Azul (A), em direção à Foz e a Matosinhos (estação Matosinhos Sul), terá veículos duplos a circular aos fins-de-semana.

Também as praias ao longo da Linha Vermelha (B), como quem diz entre Vila do Conde e Póvoa do Varzim, ficarão mais acessíveis. Nesta linha, no fim-de-semana, vão aumentar as viagens Expresso (com paragem apenas nas estações principais e um tempo de viagem mais curto).

Mas também o aeroporto começa a ser alvo de maior atenção durante esta época e, por isso, para quem vai e para quem chega, há veículos duplos durante todos os dias úteis. “A forte adesão turística que o Metro tem registado e o crescimento da procura da Linha Violeta (mais de 9% em relação a 2013) são os principais motivos que levam ao reforço desta linha”, refere a Metro, em comunicado.

As restantes linhas sofrem apenas pequenas alterações, mas todas as mudanças – em vigor até 6 de setembro, podem ser consultadas online [PDF]. Relembramos ainda que, durante a vigência dos horários de Verão, o Metro mantém a circulação 24 horas ao fim-de-semana, nas linhas Azul (Senhora da Hora – Estádio do Dragão) e Amarela (Hospital de S. João – Santo Ovídio), com frequências de 20 minutos em ambos os sentidos.