A Comissão Europeia já tem data marcada para as próximas vagas de estágios: 1 de março e 1 de outubro de 2015. Durante cinco meses, os estagiários poderão experienciar um ambiente de “consciencialização da cidadania europeia”, recebendo uma bolsa mensal de cerca de mil euros, pode-se ler no site da instituição. São ainda reembolsadas as despesas de viagens e os seguros de saúde e contra acidentes também podem ser incluídos.

Os estágios, a decorrer na Comissão Europeia ou “em agências ou órgãos executivos das instituições europeias”, destinam-se a todos os licenciados, durante um mínimo de três anos, com conhecimento “excelente” em, pelo menos, duas línguas comunitárias, uma das quais deverá ser uma língua de trabalho da Comissão Europeia (inglês, francês ou alemão).

Além disso, não é possível concorrer quem já tenha beneficiado, durante pelo menos seis semanas, de um estágio ou função em qualquer instituição ou orgão comunitário. Podem participar jovens de todo o mundo no entanto a selecção é feita preferencialmente entre países candidatos e Estados-Membros.

As candidaturas, a decorrer até às 12 horas (horas de Bruxelas) do dia 29 de agosto, devem ser realizadas através do preenchimento de um formulário online, no site comunitário. O número de estagiários será decidido tendo em conta “as condições existentes (dimensão, resultados das avaliações realizadas e capacidade de absorção), bem como o orçamento disponível”.