O desafio está lançado. A pensar na People’s Climate March – uma marcha ambiental que vai juntar líderes de todo o mundo em Nova Iorque, no dia 21 de setembro, para discutir a “crise climática” mundial -, está a decorrer um concurso de design que oferece ao vencedor um prémio de 10 mil dólares (cerca de 7390 euros) e a possibilidade de expor o trabalho durante um mês no metro de Nova Iorque.

No júri que avaliará o trabalho estão dois falantes de língua portuguesa: os diretores criativos da AKQA Brasil, o português Hugo Veiga e o brasileiro Diego Machado, responsáveis pela campanha da Dove que se tornou viral há cerca de um ano.

“Nós precisamos de um design que possa revestir paredes do metro de Nova Iorque durante o mês que antecede esta marcha. Envie uma ideia de arromba sobre como vê este momento, comunique com centenas de milhares de pessoas nas ruas de Nova Iorque e convide os líderes mundiais a agir para nos protegerem dos efeitos catastróficos da mudança climática”, lê-se no site oficial.

As candidaturas podem ser submetidas online até ao dia 25 de julho e além do prémio de 10 mil dólares e da exposição do trabalho na cidade, o vencedor ganha um bilhete para viajar até Nova Iorque e participar na marcha de 21 de setembro. Os finalistas vão ter a oportunidade de ver o trabalho exposto na Avaaz, uma rede global com 37 milhões de pessoas.

“Com o nosso futuro em risco e todo o mundo de olhos postos [no evento], vamos tomar as ruas para exigir o futuro que sabemos que está ao nosso alcance: um mundo com uma economia que funciona para as pessoas e para o planeta; um mundo a salvo dos efeitos das alterações climáticas; um mundo com bons empregos, ar e águas limpos e comunidades saudáveis”, escrevem os criadores do concurso de design.

Além da dupla de criativos da AKQA Brasil, o júri conta com nomes como o compositor Moby, o artista Shepard Fairey e Nancy Spector, diretora do Museu Solomon R. Guggenheim.