É feito de silicone e plástico, é reutilizável e quando não está a ser usado pode ser dobrado para ocupar um espaço mínimo e ser facilmente transportável. A simplicidade da ideia do Smash Cup conquistou mais de 2700 pessoas, que já contribuíram com mais de 89 mil dólares (aproximadamente 66.716 euros) numa campanha que está a decorrer no Kickstarter.

O objetivo inicial definido pelos criadores desta ideia (10 mil dólares, cerca de 7400 euros) foi largamente ultrapassado poucos dias depois da campanha começar – e até dia 8 de agosto ainda é possível associarem-se ao projeto.

Tudo começou numa conversa. Ben Melinger estava a tomar café com os amigos e lembraram-se desta ideia: um objeto que fosse uma forma de reduzir o impacto ambiental da utilização dos copos de plástico. Segundo os criadores do Smash Cup, só no trabalho cada pessoa deita ao lixo uma média de 500 copos por ano.

Melinger aprendeu a trabalhar com softwares de modelagem 3D, prototipagem e outras ferramentas e, dois anos depois da ideia inicial e com a ajuda de amigos engenheiros e familiares, criou o Smash Cup, disponível em cinco cores (vermelho, azul, verde, laranja e rosa), numa versão limitada para quem apoia no Kickstarter, um modelo preto e branco e ainda um pensado para crianças.

Este copo – que tanto pode ser utilizado para café como para chá ou outra bebida – é também uma solução para quem desfruta da bebida em transportes públicos, já que quando aberto tem o tamanho de um copo de plástico normal. Depois de utilizar, basta pressioná-lo contra uma superfície e o copo encolhe, ficando até quatro vezes mais pequeno.