Neste fim-de-semana, decorreu, em Atenas, na Grécia, aquela que é conhecida como a cerimónia dos “Óscares” do turismo. E a verdade é que os World Travel Awards 2014 não poderiam ter trazido melhores notícias para Portugal (ver caixa).

Desde logo, o Porto esteve muito bem representado, com a DouroAzul a ser eleita a melhor empresa de cruzeiros fluviais da Europa. “Este prémio enche-nos naturalmente de orgulho, mas representa também um acréscimo de responsabilidade para com os nossos clientes e os nossos parceiros, na continuidade de prestarmos um serviço de excelência a bordo dos nossos navios”, refere Mário Ferreira, CEO da Mystic Invest, detentora do Grupo DouroAzul, em comunicado, na sequência da importante distinção.

Portugal avassalador

Portugal esteve imparável nos World Travel Awards 2014, ao arrecadar 16 prémios. Algumas das categorias em que o país foi distinguido passam, por exemplo, por “Destino insular” (Madeira), “Destino de cruzeiros” (Lisboa), “Porto de cruzeiros” (Porto de Lisboa), “Companhia aérea para América do Sul” (TAP), “Companhia aérea para África” (TAP). A lista completa dos premiados pode ser consultada aqui.

Segundo informações da empresa de cruzeiros, o primeiro semestre deste ano não poderia ter corrido melhor, com um crescimento de 35% no transporte de passageiros estrangeiros. Além disso, a DouroAzul registou um aumento de 35% nas receitas, passando de 8.961,146 euros acumulados em junho de 2013, para 12.063,933 de euros em junho de 2014.

Mário Ferreira aproveitou a ocasião para deixar uma sugestão: “É importante que a região como um todo – envolvendo entidades públicas, autarquias, operadores turísticos, proprietários locais, produtores de vinho e a população em geral – aproveite esta onda positiva para concertar esforços e garantir a sustentabilidade turística do Douro, através da melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados”.