“A Europa é um destino verde com milhares de parques e milhões de árvores, flores, quilómetros de relvados verdes à sua espera ao longo do ano. Quer afastar-se do stress, um piquenique ou um passeio em família? A Europa oferece belos parques para sua diversão”.

É desta forma que a organização de viagens European Best Destinations introduz a lista que apresenta no seu site sobre os 15 melhores parques urbanos do continente. O top ganha mais interesse a partir do momento em que os jardins do Palácio de Cristal, no Porto, posicionam-se no nono lugar.

Além de informar o leitor sobre o contexto histórico daquele espaço, como o facto de ter sido construído no século XIX pelo arquiteto Émille David, o site faz referência para os oito hectares de extensão do parque, a par de um elogio acerca das “vistas panorâmicas magníficas” que se podem contemplar sobre o rio e a cidade. O segredo, segundo o European Best Destinations, está nos “pontos de vista estratégicos” espalhados pelo local.

“Convém referir que estes jardins, fazendo um bom uso da herança botânica e das dinâmicas lúdicas e culturais, são casa do Centro de Educação Ambiental, relembra o site. Os jardins do Palácio de Cristal dividem a atenção, neste ranking, com parques urbanos de Paris, Madrid, Londres, entre outros lugares.