Performances artísticas – teatrais e musicais -, cinema, atuação de DJs, acesso gratuito a museus municipais, exposições no edifício AXA, visitas aos subterrâneos de Arca D’Água e Pavilhão da Água, workshops de fotografia, atividades radicais e muito mais.

Estas são apenas algumas das ofertas que a Câmara do Porto, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Federação Académica do Porto (FAP), a Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP), a Porto Lazer e a Águas do Porto, tem preparadas para assinalar, na cidade, o Dia Internacional da Juventude.

A data em causa apenas se comemora a 12 de agosto, mas a autarquia aposta forte na celebração e começa já a 9 de agosto aquilo que se afigura como quatro dias de muita animação para os jovens portuenses e todos aquele que rumarem à Invicta. Tendo em conta a grande quantidade de atividades previstas na iniciativa, estas vão ser divididas pelo Dia do Lazer, o Dia da Cultura, o Dia do Ambiente e o Dia do Desporto, a 9, 10, 11 e 12 de agosto, respetivamente.

Uma agenda muito preenchida

O Dia do Lazer será composto, por exemplo, por várias performances culturais, a maioria na Praça Parada Leitão, como atuações de dança e sessões de contos e, ainda, atividades de fotografia e artes plásticas. Tudo com participação gratuita.

Já o Dia da Cultura oferece, sobretudo, entrada livre em vários museus municipais – a todos aqueles que tiverem entre 12 e 25 anos -, como a Casa Museu Guerra Junqueiro, a Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, o Museu do Vinho do Porto ou a Casa Tait.

Para o Dia do Ambiente estão agendadas visitas gratuitas ao Pavilhão da Água e a realização de alguns workshops relacionados com o ambiente. O Dia do Desporto encerrará as comemorações com aulas e atividades gratuitas de zumba, combat e desportos radicais, por exemplo. Todo o programa preparado para assinalar o Dia Internacional da Juventude pode ser consultado aqui.