Recriar um espaço real da cidade de Shenzhen, na China, tendo como mote o tema “mobilidade”. É este o desafio feito a estudantes de Arquitetura pelo Global Schindler Award, que na edição de 2014-2015 tem um prémio que pode chegar aos 110 mil euros.

“Shenzhen é um símbolo do poder da mudança urbana rápida, feita através do fluxo de pessoas, bens e ideias durante décadas. Através de uma abordagem comparativa e colaborativa, a competição de 2014 ajuda os alunos a contribuir com ideias para a Shenzhen do futuro, enquanto participa na discussão dos problemas atuais da sociedade”, lê-se na página do concurso.

O desafio do Global Schindler Award – “Designing the City as a Resource” – é interpretar a cidade não como algo a ser simplesmente consumido, mas sim como uma fonte de recursos, com vantagens culturais, políticas e económicas. “A chave é projetar a cidade para fornecer acesso a esses benefícios de forma inclusiva e sustentável. Ao ligar pessoas, bens e informação no espaço urbano, novas interações produtivas são conseguidas”, explicam.

A competição está aberta a finalistas de licenciatura e mestrandos nas áreas de arquitetura, arquitetura paisagística, urbanismo e planificação, que devem sempre ser supervisionados por um docente da instituição de ensino que frequentam.

As inscrições podem ser feitas até ao dia 15 de novembro, podendo as propostas de trabalho ser enviadas até 31 de janeiro do próximo ano. O júri, composto por nomes internacionais, entrega os prémios em abril do próximo ano, em Hong Kong.