A Avenida Fernão de Magalhães, no Porto, foi a primeira zona da cidade a ser equipada com iluminação LED nas passadeiras e sinalização vertical que a constituem, dado que “apresentava números de atropelamentos particularmente preocupantes”, informa, em comunicado, a Câmara do Porto.

Esta e outras 12 localizações do Porto já têm este tipo de iluminação instalada, naquilo que representa um investimento de 35 mil euros por parte da autarquia, ainda com a possibilidade de ser dilatado caso os resultados de prevenção esperados sejam alcançados.

Artérias com passadeira LED

Rua Alvares Cabral (2), Avenida Fernão de Magalhães, Rua Carlos Malheiro Dias, Rua Manuel Pereira da Silva, Rua Dr. Roberto Frias (2), Avenida da Boavista, Rua Augusto Lessa, Via do Castelo do Queijo, Rua do Campo Alegre e Rua da Arrábida.

Na verdade, esse é o principal objetivo da medida: proteger o peão. Mas não só. A Câmara do Porto também pretende “desincentivar o uso do automóvel no centro da cidade, estimulando, por outro lado, a utilização do transporte público e do motociclo”, dando sequência à política que tem vindo a implementar na Invicta, que fomenta a fruição de uma vida noturna tranquila e livre de constrangimentos, como o trânsito e o estacionamento.

A autarquia refere que o material que está a utilizar, os LED, “são pequenas luzes com elevado grau de visibilidade que ficam embutidas no pavimento, assinalando a passagem de peões. Também a sinalização vertical tem vindo a receber soluções de alta visibilidade junto das passadeiras, como forma complementar de sinalização e aviso”.