Os concertos na vila já tinham começado há alguns dias e os campistas há muito que ocupavam as margens do Rio Tabuão, mas a verdade é que o Paredes de Coura 2014 só começou esta quarta-feira – e não podia ter começado melhor.

Janelle Monáe levou o recinto ao rubro – e já não víamos o “anfiteatro” tão cheio há algum tempo – com verdadeiras injeções de soul, R&B, boa disposição e uma energia teatral extraordinária. Impossível não sair de Coura rendidos a esta rainha da Georgia.

Mas as nuvens de pó já tinham sido levantadas antes, num apelo ao rock que corre nas veias dos festivaleiros de Coura. Cage the Elephant não facilitaram e tiveram que os acompanhasse. Mosh, crowdsurfing, Matt Shultz a nadar no meio do público e tudo aquilo a que temos direito num verdadeiro concerto do género. No fim, o nascimento claro de um amor bilateral. Eles prometem voltar, o público promete cá estar.

Antes disso, Capicua tinha inaugurado o grande palco em português – e no feminino. Num concerto ainda tranquilo, sereias e tritões sentados na relva, falou-se de mulheres e direitos, de sociedade e economia. Um empurrãozinho para a abertura de uma edição que promete.