No número 13 da Rua do Almada, no Porto, abriu portas há dois meses um novo projeto comercial. Trata-se de uma “department e concept store” que junta cinco lojas no mesmo espaço. Chama-se Almada 13 e Mariana Sarmento descreve-a como sendo um “mini centro comercial”.

“‘Department’ porque é constituída por cinco lojas diferentes que já existiam, o que faz da Almada 13 uma segunda casa desses estabelecimentos. E ‘concept store’ porque tentámos criar aqui um conceito homogéneo. O que acabámos por fazer foi dar este ar industrial e minimalista”, explicou ao P3 Mariana, uma das responsáveis pela nova loja portuense.

A oferta na Almada 13 é tão grande como o próprio espaço. Na loja é possível encontrar artigos da Águas Furtadas, o burel da Aldeias Históricas de Portugal, as roupas da Yellow Boat, os produtos de cortiça da Cork & Co e ainda os chás e peças decorativas da WE – Rota do Chá. Estas cinco lojas cruzaram-se no Fora d’Espaço X-mas Time, uma loja temporária que esteve presente nos clérigos na época de Natal. “Estivemos lá cerca de três meses e correu muito bem. O público achou muito engraçado o facto de entrar num espaço e poder fazer compras para toda a família, tive imensa gente que me disse ‘aqui fiz as compras de Natal para toda a gente, consegui comprar para criança, para pessoas mais velhas, para jovens mais alternativos'”, contou Mariana.

Por ter corrido tão bem é que Alberto Van Zeller, Miguel Ortigão, Miguel Gigante, Rute Arnóbio e Mariana decidiram unir os seus projetos de uma forma permanente.

Envoltos numa decoração quase de armazém, os artigos da Almada 13 são os protagonistas. O ambiente pretende ser “secundário”, nele imperam as chapas e as pedras das paredes, tudo num tom entre o cinzento e o branco de uma ferrugem propositada. Mariana contou-nos que as chapas chegaram em perfeito estado mas para conferir o ar pretendido foi necessário “estragá-las” de propósito. “O que nós queríamos era que as peças falassem por si. Os produtos têm a sua beleza natural e portanto quanto mais despojado fosse o ambiente mais eles iriam ficar realçados”, acrescentou.

Cinco lojas e uma cafetaria

A mais-valia da loja está, garantem os donos, no variado leque de opções que cada cliente tem à escolha. “É uma loja que concentra em si uma gama muito vasta de produtos, portanto a oferta acaba por ser muito grande e abrange vários tipos de público. E há muitos produtos portugueses. Não posso dizer que é uma loja exclusiva de produtos nacionais mas tem uma forte tónica no que é nosso”, sugeriu Mariana que, além de ser uma das sócias na Almada 13, é advogada de profissão.

A loja foi arrendada pelos responsáveis de cada uma das lojas, o que faz dela um projeto dos cinco. “Estamos os cinco no contrato de arrendamento”, referiu Mariana. As lojas não serão rotativas. Se não existirem imprevistos serão sempre estas cinco lojas que compõem a Almada 13.

Os preços dos produtos disponíveis na Almada 13 variam entre os três e os 1500 euros. O público-alvo são os turistas estrangeiros. Mariana explicou-nos que a loja pretende que eles levem um bocadinho de Portugal e do Porto. “Não naquela base do ‘recuerdo’, o que queremos é que levem um produto português que na maioria tem uma identidade muito forte”, acrescenta.

Em breve este espaço terá mais uma novidade: uma cafetaria dentro da loja. A ideia é que os clientes passem o maior tempo possível no espaço. “Nós queremos que as pessoas estejam aqui algum tempo. Uma cafetaria permite que as pessoas peguem numa chávena de chá ou de café e andem pela loja, vejam as coisas com calma. Queremos que isto seja um sítio agradável. Acho que vai ser uma mais-valia, vai funcionar como projeto integrado: não é uma loja que tem uma cafetaria, nem uma cafetaria que está numa loja, é um projecto único”, referiu Mariana. Em princípio no final de Setembro a cafetaria já vai estar em funcionamento. Terá um pátio interior com uma esplanada e será uma zona de convívio.

Para muitos o número 13 significa azar. Os impulsionadores da Almada 13, pelo contrário, não se assustaram com a porta que lhes calhou na Rua do Almada. “Nós não nos assustámos com o número. A Almada 13 é uma boa energia, foi sorte, é um casamento que está a correr muito bem. Ainda estamos em lua-de-mel”, confessa sorridente.